INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO PRECOCE: ALUNOS COM SCZV, OUTRAS STORCHS E ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO - Produção e Edição 2020
Audiodescrição da contracapa:
Fotografia em formato de um coração. Em um auditório lotado de pessoas sentadas, a Professora Edicléia está de pé ao microfone. Ela é branca e loira. Usa um vestido estampado azul com vermelho e azul claro. Dez corações em degradê de cinza claro para o branco circundam toda a contracapa ao fundo.
Audiodescrição da capa:
No topo, sobre uma faixa de papel cinza rasgado, em cinza escuro e vermelho "Introdução à Educação precoce:". Ao centro em cinza escuro "ALUNOS COM SCZV, OUTRAS STORCHS E ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO" sobre uma faixa fina branca na horizontal. Ao fundo, ocupando um terço da capa, um coração vermelho com o desenho em branco do rosto de um menino, de uma menina de duas mãos que envolvem o coração. Seis corações em degradê de cinza claro para o branco circundam toda a capa ao fundo. No canto inferior esquerdo, em vermelho e cinza escuro, " "ORGANIZADORES: EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES, HELIO FERREIRA ORRICO, SANDRA REGINA BARBOSA, LUIZ ANTONIO SOUZA DE ARAUJO, FLAVIA VARRIOL DE FREITAS." No canto inferior direito os logotipos da UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO e do NEEI - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA.
Sinopse
Este livro contém vários artigos que foram elaborados por equipes de profissionais da educação dos Municípios do Estado de Rio de Janeiro, que participaram do Curso Educação Precoce: alunos com SCZV, outras STORCHs e alterações do desenvolvimento, oferecido pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva – NEEI/UERJ e demais parcerias.
A realização do curso se deu no período entre maio a dezembro de 2019, por meio de encontros presenciais e a distância, com o objetivo principal de apresentar aos gestores, professores e profissionais de apoio a macro política pública sobre a atenção interdisciplinar no atendimento às crianças na primeira infância que possuem alterações no desenvolvimento causadas pela Síndrome Congênitas do Zika Vírus e outras STORCHs (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes), ou ainda outras alterações advindas de condições raras.
Além de apresentar aos participantes, a organização de políticas públicas de atendimento educacional, também foi possível trabalhar nos encontros, os protocolos de desenvolvimento e a organização de Planos de Educação Individualizada assim como acompanhar o processo de inclusão educacional dos alunos na Educação Infantil, das redes de ensino.
Sendo assim, cabe-nos dizer da grande oportunidade que foi reunir vários e importantes profissionais da educação para compartilhar esse momento tão significativo. Os conhecimentos adquiridos e a emoção pelo trabalho realizado resultaram nessa obra que todos poderão acompanhar nas próximas páginas.
Agradecemos a todos que se envolveram nessa caminhada, alunos e palestrantes, com a certeza de que conseguimos avançar mais alguns passos!
Boa leitura!